Guia Dicas de Batalha (por era)

Jhonny Otopatama

Well-Known Member
Dicas de Batalha (por era)

O objetivo deste tópico é trazer uma visão geral das unidades mais usadas em cada era e como passar da maior parte dos confrontos do dia-a-dia no automático.

Soluções específicas para confrontos difíceis, níveis altos de atrito ou da expedição e de GvG não fazem parte do escopo deste tópico, pois ele ficaria muito longo. Dito isto, algumas eras possuem dicas para alguns desses casos.

Não tenha medo de experimentar coisas diferentes do descrito aqui! O jogo é cheio de possibilidades, e cada unidade tem sua utilidade em confrontos específicos. Fique à vontade para experimentar bastante e encontrar suas combinações favoritas!

Se sentir falta de uma combinação importante ou quiser dar uma dica na sua ou em alguma outra era, por favor entre em contato para adicionarmos aqui =)

Idade do Bronze

Se você está nessa era, então acabou de começar a jogar. Nessa parte do jogo você pode usar 8 lanceiros (unidade de infantaria) para a maioria das batalhas simples. Eles são muito úteis pois mesmo que morram são treinados em alguns segundos e você já pode atacar novamente. Porém para batalhas difíceis você deve usar Guerreiros (unidade pesada), e caso tiver pode usar unidades como Agente Secreto, Baterista Militar e Guarda-Bandeiras para ajudar.

Idade do Ferro

Nessa era vc ainda pode usar lanceiros em alguns combates fáceis e treiná-los novamente com facilidade, mas combates medianos já serão muito difíceis somente com eles. Utilize 8 legionários (unidade pesada) e vencerá a maioria dos combates. A partir daqui já é interessante subir o GE Zeus e se preparar para subir Aachen e Del monte para subir seu ataque. Caso você já tenha um bom bônus de ataque (que nessa era é a partir de uns 60~90%), também pode usar combos de arqueiros e balistas (por exemplo 4 de cada) (unidade de curto alcance e artilharia, respectivamente) para passar os combates da expedição com facilidade

Início da Idade Média

Nessa era a unidade padrão é a Infantaria com Armadura (unidade pesada) e alguns Agentes Secretos. A partir daqui já é interessante subir o GE Alcatraz para facilitar o treinamento de unidades e agentes secretos para os combates. Outra unidade muito usada, especialmente em combates manuais, é o Arqueiro Montado (unidade de curto alcance) que pode atacar o oponente no primeiro turno.

Alta Idade Média

A primeira unidade da era, Berserker, é legal, especialmente junto com agentes secretos. Porém, a Infantaria Pesada é bem melhor. Use ela para a maioria dos combates, e se puder, junto com agentes secretos. Besteiro também é uma boa opção, especialmente para aqueles que lutam no manual. Se você tiver um bônus de ataque bem alto, Trabucos causam um grande estrago.

Finais da Idade Média

A unidade pesada é sempre uma boa opção, Guarda Imperial e se possível agentes é o ataque padrão. Caso você lute no manual, Arqueiro de Arco Longo é ainda melhor, e você pode usá-los em conjunto com artilharia naquele combo de 4 de cada pra vencer exércitos difíceis. A artilharia do FIM tem alcance reduzido, então se vc tiver um bom ataque use em conjunto com o Trabuco da era anterior.

Era Colonial

A primeira era de combate fácil (especialmente no manual)! Pelo menos dois granadeiros e o resto em agentes secretos ou mais granadeiros e você deve vencer a maioria dos combates. Se a defesa tiver muitos Mosqueteiros e/ou Arma de Campanha, você pode querer colocar alguns Dragões junto no ataque. Para aqueles que lutam no manual, Ranger é uma ótima opção pois ele fica invisível em florestas e não será atacado a menos que o inimigo encoste nele, e nesse caso o Ranger consegue atacar de volta. Usar 8 armas de campanha na defesa da cidade é uma boa opção para combater os granadeiros que tentarem te saquear.

Era Industrial

Sua principal unidade será a Infantaria Jaeger, ela é muito boa e fica invisível nas florestas. Outras opções incluem Morteiro para derrotar outros Jaegers ou Arma de retrocarga para derrotar fuzileiros, morteiros e outras armas de retrocarga. O combate desta era é um pouco mais difícil se comparado às eras próximas, então lutar no manual pode ser uma boa opção.

Era Progressiva

O combate muda a partir dessa era. O campo de batalha fica maior então as unidades das eras passadas perdem alcance, e no mapa da campanha o computador vai atacar suas outras unidades antes de seus agentes secretos, tornando combos de 1~2 unidades + agentes menos usados nessa parte do jogo (não afeta expedição, CB, GVG, etc). Outro ponto importante a notar é que as vantagens que as unidades tinham agora mudaram, então cada unidade tem vantagens contra diferentes tipos de unidades em relação as eras passadas
O combate fica mais interessante, mas algumas tropas se sobressaem. Recrutas são úteis contra Tanques e Francoatiradores são úteis contra Recrutas e Canhões de Fogo Rápido, mas com um bom bônus de ataque, 2 Tanques e 6 agentes conseguem lidar com qualquer combate. Canhão de Fogo Rápido (sozinho ou em conjunto com tanques) também é uma ótima opção.

Era Moderna

Use 2 Tanques de Batalha e 6 agentes e com bônus de ataque suficiente deve vencer qualquer combate. Artilharia Mecanizada também é uma boa opção, especialmente se seu bônus de ataque estiver alto. Com essas dicas a era moderna parece fácil, mas procure ir para as próximas eras que o combate fica bem melhor.

Era Pós-Moderna

De modo geral a melhor combinação é 1 equipe de metralhadora e 7 agentes (ou 2 equipes caso seja um combate de duas fases) por causa de sua habilidade de Contato! que fará eles revidarem qualquer ataque, especialmente letal em conjunto com a habilidade de transformação dos agentes secretos. Porém, com um bom bônus de ataque, e especialmente na GvG ou em combate a outras equipe de metralhadora/tanque universal, a Artilharia com foguete é uma fantástica opção, sejam 8 delas ou algumas delas com agentes secretos. Tanques universais também são uma opção, mas costumam ser inferiores as unidades anteriores.

Era Contemporânea

A primeira era verdadeiramente fácil de lutar. Para quase todas as lutas você usará 1 ou 2 veículos antiaéreo e o resto em agentes secretos, assim como fazia na pós-moderna. Se o inimigo só tiver artilharias, você pode usar o Helicóptero de ataque para derrotá-las, pois ele possui a habilidade de voar, que o torna imune a artilharias. Outra fantástica opção é 8 tanques de assalto, esta unidade possui a habilidade Armadura Reativa, que faz com que ela receba no máximo 4 de dano por ataque, obrigando os inimigos a atacarem no mínimo 3 vezes para derrotá-la. Isso faz com que esse seja o "exército de defesa supremo". Em algumas batalhas difíceis e na GvG (onde a maioria das defesas serão 8 tanques de assalto), você também pode usar 8 tanques de assaltos para derrotá-los, mas sofrerá dano a cada ataque.

Amanhã

Seu ataque padrão é 2 tanques camuflados e 6 agentes, pois eles ficam invisíveis em planícies! É uma ótima formação e servirá para a maioria dos combates. Você pode usar drone de combate contra defesas com 8 artilharias pois eles possuem a habilidade de voar, e devido a seu grande alcance e mobilidade eles conseguem derrotar unidades com Contato! com facilidade (principalmente no manual). Arma móvel de microondas é uma boa opção para derrotar os tanques, porém cuidado que eles não conseguem atacar drones de combate. Outra opção para derrotar tanques são os APs Ultra, funcionando especialmente bem na defesa da GvG.

Futuro

"Quem precisa de lutas manuais?" Aqui o combate é muito simples. 1 a 3, geralmente 2 tanques modernos e o resto de agentes secretos e você luta contra qualquer coisa. Com bônus de ataque suficiente, continuará usando esta unidade até contra unidades do Virtual, de tão boa que ela é. Outra opção interessante é o Canhão Elétrico, usado principalmente para derrotar 8 tanques usando 8 canhões ou lutar sem tomar dano na GvG, dependendo de seu bônus de ataque, sendo usado desde 1~2 deles e resto agentes até 8 deles.

Ártico

O combate fica bem mais difícil nessa era. E pra piorar, algumas negociações pedem promécio, recurso escasso neste momento, então vc preferirá lutar sempre que possível. Continuaremos usando a combinação de 2 ou 3 tanques do futuro e o resto de agentes secretos para a maioria dos confrontos, exceto contra Artilharias de Plasma, em que precisaremos usar Drones Dragão (unidade rápida do ártico). Outra combinação interessante é 2 Fortalezas de Batalha e 6 agentes para os combates mais difíceis.

Oceânica

As lutas começam a ficar mais tranquilas novamente, porém mais complexas, pois temos 2 unidades de cada tipo nessa era.
Em geral, você continuará usando o combo de tanques do futuro e agentes, porém você também pode substituir esse combo por 2 ou 3 subcruzadores e o restante de agentes. Para combates mais difíceis, você pode usar 8 enguias hidrelétricas.
Contra qualquer exército que não possua unidades que voem ou sejam invisíveis, 8 torretarugas (artilharia oceânica) costumam resolver. Contra muitas torretarugas, use alguns planadores (unidade rápida).
A maioria dos confrontos são resolvidos com uma combinação das unidades citadas anteriormente (tanques do futuro, subcruzadores, enguias elétricas, torretarugas e planadores), mas não tenha medo de testar outras possibilidades! Todas as unidades dessa era são úteis em alguma situação, e os confrontos são bem diversificados. Para quem aprecia combates manuais, é um mar de possibilidades!

Virtual

Nessa era o combate é mais simples, porém não necessariamente fácil. Você ainda pode usar o combo de tanques do futuro e agentes, porém receberá bem mais dano. A primeira tropa desbloqueada é uma solução pra esse problema, você pode usar 2 ou 3 robôs ronin e o restante de agentes em vários confrontos. Contra combates mais difíceis, 8 ninjas podem ser muito úteis.
Além disso, a artilharia desta era é um upgrade direto da artilharia da era anterior, então contra qualquer exército que não possua unidades que voem ou sejam invisíveis, 8 Tropas de Foguete (artilharia virtual) costumam resolver. Contra muitas artilharias, use alguma unidade que voe, como os planadores da oceânica e não terá problemas.

Marte

Será necessário muitos minérios de marte para desbloquear as unidades, então espero que seu mapa de campanha esteja atualizado! Se não estiver, dê uma olhada neste tópico que pode te ajudar.
Você pode usar 3 Guardiões de Aço (unidade pesada) e 5 agentes para a maior parte dos confrontos. No mesmo esquema das eras anteriores, contra exércitos sem sentinelas (especialmente exércitos cheios de guardiões de aço), 8 Tropas de Foguete (artilharia virtual) costumam resolver. Contra combates mais difíceis, use 8 sentinelas (unidades rápidas) e, se tiver bônus de ataque suficiente, deverá passar.

Cinturão

"Quem precisa de lutas manuais?" Parece até que voltamos para o Futuro. Usando entre 1 a 8 disparadores de prego e o restante em agentes, você pode enfrentar qualquer coisa. Pessoalmente, uso 3 pregos e 5 agentes pra tudo.
Em combates mais difíceis, 8 sentinelas de marte costumam resolver, mas você também pode tentar usar 8 artilharias do cinturão, 8 unidades rápidas do cinturão, 8 artilharias do virtual, 3 tanques de marte e 5 agentes ou outras combinações do cinturão.

Vênus

Mais uma era de combate tranquilo! Usando alguns dragões disparadores e o restante em agentes, você pode enfrentar qualquer coisa. Pessoalmente, uso 3 dragões e 5 agentes pra quase tudo. Em combates mais difíceis, 8 canhões de energia (unidade rápida) costumam resolver. Você também pode tentar alguns tanques e agentes ou o combo de pregos do Cinturão.
 
Última edição:
Topo