Guia Dicas para iniciantes

Ric-BR

Member
Logo FoE.png
Dicas para iniciantes (Idade da Pedra, Bronze e Ferro).

O início é sempre mais difícil pois o jogador ainda não está familiarizado com as regras do jogo e por não ter contato com outros jogadores mais experientes (aba de amigos ou da Guilda) para tirar dúvidas e/ou receber dicas.
Esse tutorial é recomendado para jogadores das duas ou três primeiras eras do Forge of Empires (Pedra, Bronze e Ferro) e foi baseado nas dúvidas mais comuns apresentadas no Fórum e na experiência de outros jogadores.

1) Construção da Cidade
O sucesso da sua estratégia está na produção de moedas e mantimentos. O jogador precisa produzir esses itens para poder construir os melhores edifícios e unidades militares. As mercadorias também são importantes e serão descritas no item à frente.

Assegure-se em ter vários edifícios residenciais e edifícios de produção, pois eles serão a sua principal fonte de rendimentos. Compare os rendimentos dos edifícios disponíveis antes de construir, pois existe sempre um edifício que melhor se adapta ao teu estilo de jogo.

Muito importante também é o nível de felicidade da tua população, porque se estiverem felizes, produzem 100%, porem se estiverem entusiasmados, produzirão a 120%, ou seja, sua produção de moedas e mantimentos aumenta. Se não estiverem felizes a produção é reduzida. Construa edifícios culturais e decorações e tente manter a população sempre entusiasmada.

Em resumo, planeje sua cidade pensando no futuro – para onde você vai crescer? Prefere batalhas ou negociação?

À medida que o jogo avança, você precisará de cada espaço vago na sua cidade para construir novos prédios e uma boa organização otimizará os espaços.
Algumas expansões (espaços para aumentar sua cidade), você consegue no Mapa de Campanha (liberado no início da Idade do Bronze) ou recebendo medalhas ao participar de torneios PvP ou auxiliando nos Grandes Edifícios (GE) de outros jogadores.
No item Mapa de Campanha mais abaixo, existe um exemplo de um Mapa onde as setas indicam províncias que liberam as expansões.

Cuidado para não deixar áreas desconectadas da prefeitura (sem estrada, conforme na figura abaixo) pois neste caso, seus prédios não produzirão.
As setas vermelhas indicam os prédios que não estão produzindo e a seta amarela a estrada que precisa ser construída para interligar na prefeitura.

Cidade 1.jpg


Sugestões:
  • Separe uma área para residências pois no início elas tem tamanho padrão (2x2) e, desta maneira, fica mais fácil padronizar uma área e otimizar os espaços,
  • Tenha sempre mais de uma estrada saindo da prefeitura, pois quando precisar alterar o layout da cidade ou remanejar prédios, você não interromperá toda sua produção,
  • Para sua cidade produzir mais, você precisa manter os habitantes felizes (100% de produção), ou entusiasmados (120% de produção), caso contrário, a produção cairá. Construa somente as habitações necessárias para atender as demandas de pessoas nas fábricas e exércitos de sua cidade, pois uma população inativa diminui a felicidade e, consequentemente, reduz a produtividade.
  • Sempre colete seus Pontos Forges, antes de atingir 10 unidades. Acima de 10 unidades o contador de tempo para e fica aguardando a próxima coleta para retomar a contagem.

2) Mapa de Campanha
O mapa de campanha está dividido por continentes, o jogador acessa ao liberar pesquisas no início da era do Bronze, quando será habilitado o ícone de acesso conforme figura abaixo.

1610894510457.png

Quando entrar no Mapa de campanha pela primeira vez, observe que o mundo é todo desconhecido e deverá ser explorado para em seguida ser conquistado. O jogador deve enviar um explorador às províncias vizinhas e recolher mais informações sobre elas e assim que as explorar (vencer o exército ocupante ou negociar), as nuvens desaparecem e apresentarão novas áreas a serem exploradas e suas respectivas recompensas.

Mapa Campanha.jpg
O jogador também pode enfraquecer o exército defensivo infiltrando um espião no setor, mas para isso precisa gastar algumas moedas. Esta manobra enfraquece as unidades adversárias.

Durante as conquistas o jogador encontrará cada vez mais resistência e novos mercenários (como Bárbaros ou, até mesmo, Guerreiro Nativo). Os combates ficam cada vez mais difíceis, mas as suas forças também melhoram à medida que o teu império cresce e a tua cidade evolui.

Quando uma província é conquistada, você receberá uma recompensa. Estas recompensas têm vários tipos e importância:
  • Torre - Para participar nos torneios JvJ ou PvP com os seus vizinhos. Os 3 ou os 5 primeiros colocados, dependendo da era, recebem recompensas,
  • Moedas ou mantimentos: fornece valores de moedas e/ou mantimentos que poderá ser utilizado em sua cidade,
  • Depósitos ou jazidas: fornece uma jazida que permite aumentar a produção de uma mercadoria. Em cada era, o jogador encontrará no mapa, duas jazidas de produtos diferentes. A produção dessas mercadorias é maior que as demais onde o jogador não tem a jazida,
  • Medalhas ou Diamantes: as medalhas e, principalmente, os diamantes são mais raros, e as quantidades aumentam com a evolução no jogo,
  • Expansão: Algumas províncias fornecem uma expansão para aumentar as dimensões da tua cidade, conforme a figura abaixo
Expansao.jpg
3) Guildas

Esse recurso é importante, facilita o crescimento do jogador e é liberado ao final da Idade do Bronze.
Quando o recurso for liberado, você poderá visitar as Guildas existentes, verificar o número de jogadores em cada uma, os pontos e a classificação de cada Guilda, etc.

Algumas Guildas apenas aceitam jogadores mais experientes ou que tenham algum GE (Grande Edifício) específico que ajudará na pontuação e outras não fazem restrições, porém a grande maioria das Guilda solicita que os participantes tenham uma participação mínima em lutas no CB (campo de batalha) e/ou na Expedição.

Você pode ser convidado para uma Guilda ou solicitar sua admissão.

Uma Guilda é formada por um grupo de jogadores que compartilham uma determinada proposta no jogo, com objetivo de se ajudarem mutuamente, lutar juntos na Expedição, no Campo de Batalha e no GvG, entre outras coisas. Abaixo imagem do Perfil de uma das Guildas do mundo East Nagach.

Guilda.jpg
No menu principal da Guilda (ou Perfil), existem 5 menus com acesso somente aos membros da Guilda:
  • Perfil (figura acima): descreve a proposta da Guilda, a Liga atual e os troféus recebidos na Expedição,
  • Membros: lista a pontuação e as permissões de cada membro,
  • Nível: apresenta os percentuais de recompensa – quanto mais alto for o nível, maior será a recompensa,
  • Tesouro: Local onde é armazenado todas as mercadorias arrecadadas pela Guilda. Neste local também é possível fazer uma doação de mercadorias para a Guilda.
  • Administração: Local para emitir convites, aceitar candidaturas de outros jogadores, etc.
Nas Guildas é possível criar grupos de conversa fechada (Chat) entre os participantes. A critério dos responsáveis pela Guilda, é possível criar abas específicas para combinar estratégias de ataques (no CB ou no GvG), abas de bate papo-geral e aba de troca de mercadorias.

Na aba de troca de mercadorias, somente os membros da Guilda participam e podem trocar mercadorias sem pagar os PFs exigidos no mercado. Geralmente as Guildas estipulam regras para as trocas, como por exemplo, mercadorias de mesma era podem ser trocadas na proporção 1X1 e mercadorias de eras diferentes na proporção de 2X1 (2 da era anterior para 1 da era posterior).

4) Taberna dos amigos

A sua taberna será ativada quando o jogador desbloquear a Pesquisa de Produção de Cerveja no final da idade do Bronze. A Taberna permite ao jogador Ativar Bônus Especiais, tais como:
  • Impulso Militar: Bônus de ataque (de 10, 20 ou 30%), Bônus Defesa e escudos para sua cidade,
  • Impulso de recursos: de Moedas (de 20, 40 ou 60%), de Mantimentos, Turnos extras na Expedição (15 min, 30 min ou 1 hora), Entusiasmo / felicidade para população e diminuição dos Preços das Ofertas 1x10 do Mercado,
  • Impulso de tempo: Redução no tempo para Construção de edifícios (25, 50 ou 75%), e acelera o recrutamento de novas unidades do exército (ou reduz o tempo para formar uma unidade).
Importante: Apenas 1 Bônus da taberna pode estar ativado por vez.

Sugestões:
  • Tente manter as cadeiras vazias para receber novos visitantes. Quanto mais visitantes, mais pratas e mais recursos na loja da taberna você conseguirá comprar.
  • Geralmente não conseguimos ficar 100% do tempo “on line” para coletar as pratas na taberna, então, ao juntar recursos necessários, aumente o tamanho da mesa e libere mais cadeiras para receber visitantes. Isso te dará mais tempo para suas coletas.
O jogador também pode comprar novas toalhas de mesa, novas bandejas e novos pisos. Cada um desses recursos fornecerá recompensas que no futuro irão te auxiliar bastante.

Taberna completa1.jpg

Após você visitar um amigo ou vice-versa, deverá esperar o prazo de 24 Horas para uma nova visita na mesma taberna. Caso você observe que o prazo de 24hs já passou e você não consegue visitar a taberna do amigo, provavelmente a taberna dele está cheia.

Pergunta frequente no Fórum: Alguém consegue saquear minha Taberna? Resposta: Não.

Existem horários de pico no jogo, ou seja, aqueles horários em que mais jogadores estão “on line” e nesses horários o acesso à sua taberna pode aumentar e você perder visitas, caso não tenha cadeiras livres – fique de olho.

5) Produção de Mercadorias

Após liberar algumas pesquisas na idade do Bronze, o jogador terá acesso às primeiras fábricas para produção de mercadorias.

Em cada era o jogador terá acesso a 5 fábricas ou 5 mercadorias diferentes, sendo possível construir qualquer uma dessas fábricas, porém as fábricas dos itens que você tem jazida/ deposito (jazidas são encontradas no mapa de campanha) produzem bem mais que as fábricas dos itens que você não tem a jazida. As mercadorias que você não produz em sua cidade, é possível trocá-las no mercado (as taxas geralmente não são justas), com amigos ou vizinhos ou com jogadores da sua Guilda.

Dica: As trocas com jogadores da sua Guilda não pagam a taxa (Pontos Forges).

Existe ainda uma outra forma de conseguir mercadorias: se tiver um exército forte e com habilidade, o jogador poderá saquear mercadorias dos vizinhos. Na figura abaixo, em vermelho os vizinhos que podem ser atacados e ao vencer a luta, poderá saquear os itens que ele estiver produzindo. Em amarelo, apesar de aparecer na aba de vizinhos, esses jogadores aparecem também na sua aba de amigos e por esse motivo não podem ser atacados e saqueados.

Vizinhos - ataque.jpg

Planeje antecipadamente as suas demandas para não ficar paralisado em um determinado ponto do jogo por não ter as mercadorias necessárias. Esse é um problema frequente nos jogadores iniciantes que tentam acelerar a evolução no jogo.

6) Exércitos

Exército e um Conjunto de soldados ou dispositivos militares que o jogador poderá utilizar nas batalhas e o gestor do exército é o local onde o jogador gerencia as suas tropas e selecionas os exércitos de defesa e ataque.
Os edifícios militares da sua cidade irão produzir (treinar) unidades para o teu exército e após concluir o tempo de treino, eles devem ser coletados. Essas unidades então, são colocadas no gestor do exército, assim como todas as outras unidades independentes que o jogador obtenha através de missões, Expedição, eventos ou no Grande Edifício Alcatraz.

No gestor de exército, o jogador poderá definir o seu exército de defesa (em azul na figura abaixo), as unidades disponíveis e selecionar o seu exército de ataque para uma batalha (em amarelo) com no máximo 8 unidades por batalha. Em vermelho o jogador consegue observar o exército inimigo que irá enfrentar.

Exercitos final.jpg

A finalidade do exército de defesa é impedir ou dificultar que seus vizinhos ataquem sua cidade e realizem saques das suas produções.
Para definir o exército de defesa, o jogador deverá clicar no símbolo do elmo azul (na esquerda) e depois na unidade. Essa unidade passa a fazer parte do seu exército de defesa e será identificada em azul, novamente sendo possível no máximo 8 unidades militares.

Mesmo sendo derrotado em uma batalha, o seu exército de defesa nunca é destruído ou eliminado, mantendo sempre a mesma configuração. Por esse motivo, é recomendável montar seu exército de defesa com unidades independentes e, desta forma, o jogador poderá usar todas as unidades produzidas na cidade e repô-las no caso de perdas/derrotas nas batalhas.

Exércitos - Batalhas:

O jogador que deseja estabelecer um poderoso império deve lutar. No Forge of Empires o exército desempenha um papel importante, podendo ser usado para atacar outros jogadores ou para conquistar províncias no mapa continental. Para entrar em combate é necessário possuir (ganhar em eventos ou treinar na cidade) unidades militares. A janela do gestor do exército é uma forma eficiente de gerir as unidades.

Selecione seu exército observando qual a força do seu inimigo, pois existem unidades que possuem bônus contra outras unidades (veja tabela mais a frente). O jogador deve sempre tirar proveito da sua vantagem de escolher qual unidade levar para a batalha.

Existem duas formas de ataque (veja figura anterior):
  • automática: onde o jogo utiliza um algoritmo próprio e realiza a batalha. É mais rápido, mas suas perdas podem ser maiores que na batalha manual,
  • batalhar (manual): onde o jogador deverá movimentar suas unidades e atacar o inimigo,
Em cada era existem 5 edifícios militares diferentes, que recrutam/treinam as 5 unidades diferentes dessa era em particular. As unidades diferem entre si no seu tipo, que podem ser: unidades rápidas, ligeiras e pesadas, ou unidades de combate à distância e de artilharia.

A tabela abaixo apresenta as principais característica de cada unidade:

Exercitos 2.jpg

Alguns Grandes Edifícios (GEs) como Estátua de Zeus, Catedral de Aachen e Castel del Monte fornecem um percentual de ataque e defesa para o exército de ataque, deixando o seu exército mais forte.
Existem edifícios de eventos que também fornecem percentual de ataque/defesa, alguns para seu exército de ataque e outros para seu exército de defesa.

Lembretes importantes:
  • Planeje sua cidade e estratégia com antecedência,
  • Utilize a sua área de construção e aproveite cada espaço liberado,
  • Obtenha todas as expansões possíveis, nunca expiram e são fundamentais para o desenvolvimento,
  • Não perca os Pontos Forge produzidos, colete-os antes da barra encher,
  • Recolha a bonificação diária da sua prefeitura,
  • Certifique-se de produzir todas as mercadorias bonificadas (das jazidas) de sua era e tente produzir o máximo possível por dia (3 produções de 8 horas/dia é o ideal),
  • Troque as suas mercadorias bonificadas por aquelas que não produza,
  • Verifique constantemente a felicidade da sua população,
  • Visite as cidades dos outros jogadores diariamente, motivando os edifícios e visitando as tabernas. Esta é uma boa opção se pretende acelerar o recebimento de moedas e pontos forge,
  • No Campo de Batalha, estude bem o exército do adversário, use o terreno a seu favor, ataque uma unidade inimiga com várias unidades suas, se possível,
  • Procure sempre por incidentes na sua cidade e nos arredores (terra, linha costeira e água).

Atenciosamente,
Equipe Forge of Empires Brasil
 
Editado por um moderador:

Gingin

Member
Mt bom esse guia, eu que não sou mais novato não sabia de mts coisas que estão ai kkk sempre bom ter conteúdo em pt-br
 

Cleopata

New Member
Bom texto esse. Parabéns.
Tutoriais como esse deveria ser fornecido aos novos jogadores logo após iniciar no jogo.
Desculpem mas quem inicia o jogo, não conhece como funciona tudo. Precisa de mais ajuda pra quem esta iniciando como eu.
 
Topo