GvG - Guia do Jogador

  • Iniciar tópico DeletedUser10946
  • Data de início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

DeletedUser10946

Guest
1607q79.png


GvG - Guia do jogador

Sua guilda está lutando contra outra outras por sobrevivência e poder. Seu objetivo é expandir o território da sua guilda e nele se manter, aumentar o nível de sua guilda e ganhar bonificações e glória para todos os seus membros.

Em cada dia na GvG, sua guilda deve conquistar novos setores e defender os setores que já estão sob o seu controle. Ao final de cada dia (quando a contagem regressiva termina), a experiência da guilda é calculada de acordo com o território que ela possui, sendo que esta experiência contribui para o nível da guilda. Faça o nível da guilda aumentar, a fim de ganhar recompensas melhores!

Para se envolver na ação você precisa fazer parte de uma guilda. Não importa o tamanho da guilda, se você estiver na Idade do Ferro ou acima, você pode participar mesmo assim. A batalha GvG também fornece pontos de batalha, logo você não precisa escolher entre disputa de torres ou GvG.

Para combater os pulos na GvG, um sistema foi implementado para impedir por 7 dias que os jogadores retornem para a guilda da qual saíram.

Para acessar a GvG, basta clicar no ícone no canto inferior direito do menu:

gvg_button.png



-
Índice do manual:




3 - Setores




 
Editado por um moderador:

DeletedUser10946

Guest
Mapa do continente de guilda

Toda ação ocorre através do mapa do continente de guilda, que é um mapa especial feito para batalhas e guerra entre guildas. O mapa está dividido em províncias, as quais você pode ver separadas por fronteiras de rios e montanhas. Cada área representa uma Era diferente.

O mapa do continente GvG permite uma rápida visão geral sobre a influência da guilda em diferentes províncias e também serve como ponto de entrada nessas províncias, onde sua guilda irá batalhar. Na imagem abaixo, você pode ver a área de influência de sua própria guilda destacada em verde, com o território inimigo mostrado em vermelho.

Sua guilda pode lutar em uma única província, ou em todas elas... a escolha é sua! Entretanto, você só pode batalhar usando unidades e mercadorias da mesma Era que a província na qual você está lutando... Assim, por exemplo, no mapa da Idade do Ferro você só pode usar unidades e mercadorias da Idade do Ferro.

0rQZngs.png


Passar o ponteiro do mouse sobre uma das províncias no mapa irá mostrar uma dica contendo informações sobre a província, incluindo as guildas mais fortes e a Era da província. À esquerda no topo do mapa você também pode ver o atual ranking da sua guilda, bem como a janela de ranking de guildas ao clicar nessa área.

Clicar em uma província no mapa do continente GvG levará à visualização da província.
 
Editado por um moderador:

DeletedUser10946

Guest
Províncias

É no mapa de províncias que as batalhas são disputadas. A partir daqui você pode conquistar novos territórios, montando cerco a setores e então os atacando com ajuda dos membros da sua guilda.

province.png


Setores

Os setores são representados por hexágonos no mapa da província. Sua guilda deve conquistar setores - e defendê-los contra a invasão - para expandir seu território. Conquistar um setor é algo em duas etapas - primeiro você monta cerco, depois você deve atacar!

Os setores são coloridos de acordo com quem é o seu dono:

Vermelho - Guilda inimiga.
Verde - Sua guilda.
Branco - Neutro (NPCs pacíficos).


Zona de partida

Quando você abre o mapa de província de Guilda de um Era, irá notar que parte do mapa está escura, o que indica território inexplorado, não reclamado. A área ativa é onde você pode colocar o seu primeiro exército e estabelecer o quartel-general da sua guida.

Que setores atacar

Quando você inicialmente entra em um mapa de província, você pode posicionar um exército de cerco em qualquer um dos setores da zona de partida (área branca), ou em um setor de rio próximo à área de outra guilda, ou dentro da área de outra guilda.
Status do setor

Você pode ver no mapa acima se um setor está sob cerco, uma vez que ele tem um ícone com espadas cruzadas acima dele. Um ícone de escudo sobre um setor significa que o setor está protegido, pois foi recém conquistado e no momento não pode ser atacado. Setores protegidos também não contam para ataque e posicionamento de exércitos de cerco. Isso significa que, se você tem um setor protegido próximo a um setor inimigo que você quer atacar, será preciso aguardar até que a proteção seja retirada do seu setor antes de poder lançar um exército de cerco.

Registro de eventos

O registro de eventos registra ações feitas por membros de sua própria guilda e por guildas inimigas. Você pode acessá-lo a partir do mapa de província, clicando no botão de registro de eventos no menu que fica à esquerda na parte inferior da tela.

O5Qmafj.png


Três abas diferentes estão disponíveis no registro:

  • Eventos importantes
  • Ações da sua guilda
  • Ações de guilda inimiga

tj2K0Cx.png


Clicar em uma aba no registro de eventos irá mostrar uma lista dos eventos recentes e onde eles ocorreram. Clicar em um evento registrado irá centralizar o mapa naquela área.
 
Editado por um moderador:

DeletedUser10946

Guest
Setores

Você pode ver informações sobre um setor passando o ponteiro do mouse sobre ele no mapa de província. Quando você controla um setor, você ganha "poder", o qual pode ser visto nas informações do setor. Setores diferentes proporcionam maior ou menor poder e, conforme você ganha poder, isto se converte em pontos de experiência para sua guilda, os quais são usados para aumentar o nível da sua guilda.

0KLlDHu.png


DICA: Um setor que contém muitas árvores fornece mais poder que um setor com poucas árvores.

Você também pode ver as coordenadas da guilda (prático para comunicar estratégias aos membros da sua guilda!), poder e, se o setor estiver sob cerco, informação sobre quem está montando cerco também é mostrada.

Opções do setor

Quando você clica em um setor, as opções mostradas dependem do setor pertencer a sua guilda, a uma guilda inimiga ou a um NPC (nesse caso não são mostradas opções). Na imagem abaixo temos um exemplo de opções de setor para setores da sua própria guilda.

RsyRgnI.png


Clicar na opção Perfil o levará para o perfil da sua guilda, bem como clicar em Ranking abrirá a janela de Ranking de Guilda.

Reposicionar QG

Todos os dias, seu bônus de suporte militar é aplicado primeiro ao seu QG, o qual recebe a bonificação mais forte, e depois aos setores adjacentes, numa espiral de dentro para fora. Isto faz do seu QG um centro estratégico que sua guilda pode desejar reposicionar de vez em quando. Ao clicar o botão Reposicionar QG, seu QG será movido para a posição escolhida, mas isso só pode ser feito uma vez por dia. Note que as bonificações de suporte militar para os setores não irá mudar até o cálculo do dia seguinte.

Conceder liberdade

Se um setor não é mais útil estrategicamente para a sua guilda, você pode conceder a ele a liberdade. Isto irá resultar no controle do setor por um NPC e o tesouro da sua guilda irá receber um pagamento em mercadorias, o qual é baseado no território pertencente à guilda e no número de tropas de cerco colocadas.
Um jogador pode conceder liberdade a um setor apenas 4 vezes por dia. Esta solução foi implementada para prevenir abusos que podem ocorrer quando algum membro não-exatamente-confiável recebe acidentalmente o direito de "confiável". O limite zera no momento do cálculo diário.

Conquistar um setor

Entre em um setor inimigo clicando em seu hexágono e selecione a opção "ver setor" (ignore a opção "ver setor" quando entrar em um setor controlado por NPC); isto o levará para a janela de administração de exército. No canto superior direito há um espaço onde você pode adicionar exércitos ao setor. Há duas opções possíveis para adicionar unidades: exército de cerco (se você não é o dono do setor) e exército de defesa (se você é o dono). Como estamos tentando conquistar o setor, neste caso você vai adicionar um exército de cerco.

Colocar um exército de cerco

Antes de começar a atacar você primeiro precisa reivindicar posição estratégica junto ao setor que quer conquistar.
A colocação da primeira unidade de cerco tem um custo e a quantidade necessária é mostrada quando você passa o ponteiro do mouse sobre o botão Colocar. Quando você coloca um exército de cerco as unidades são copiadas a partir dos seus exércitos selecionados, mas você não perde nenhuma das suas unidades. Se você não tem unidades para uma determinada Era no seu exército selecionado, o jogo irá colocar unidades aleatórias dessa Era no seu exército de cerco.

GkeTnYT.png


Atacando um setor

Depois de reivindicar o setor que você quer e colocar seu exército de cerco, os ataques para conquistar o setor podem começar! Um único ataque provavelmente não será suficiente e podem ser necessários vários ataques sucessivos para ganhar controle sobre o setor. Você precisa usar o seu próprio exército para atacar... não pode atacar com o exército de cerco.

Clique no ícone de defesa vermelho na janela de administração de exército para ver as unidades de defesa do seu inimigo.

rixefqu.png


É possível ter até 8 exércitos defendendo um setor e você precisa derrotar todos eles para ganhar controle sobre o setor. Neste caso, há dois exércitos de defesa. Cada vez que você atacar, seu exército irá lutar contra um exército de defesa aleatório (você não pode escolher qual exército atacar). Abaixo do ícone do exército você pode ver a barra de vida do exército. Os exércitos na figura têm 8 e 9 de vida respectivamente, o que significa que eles precisam ser derrotados em batalha 17 vezes no total, a fim de serem finalmente destruídos e removidos dos exércitos de defesa do seu inimigo. Atenção - você terá de derrotar cada exército multiplas vezes para que ele seja completamente destruído.

Ao matar todos os exércitos de defesa do inimigo, seu exército de cerco entra e se torna o primeiro exército de defesa do setor.

DICA: Após derrotar um exército de defesa pela primeira vez, as unidades do exército se tornam visíveis quando você passar o ponteiro do mouse sobre o ícone do exército na janela de administração de exército. Quando o exército receber dano as unidades dele passam a ser visíveis para todos.

Outra guilda montou cerco ao setor que eu quero / que me pertence

Você pode descobrir que outra guilda rival reivindicou um setor que você quer ou que pertence a sua guilda e colocou lá um exército de cerco. Nem tudo está perdido! Você pode atacar e destruir os exércitos de cerco do seu inimigo mais ou menos da mesma forma que você destrói exércitos de defesa. Mas para atacar um exército de cerco ao invés de um de defesa, você precisa escolher o ícone verde de ataque antes de atacar, pois isso fará com que seu exército ataque o exército de cerco:

siege_button.png


Após vencer um setor

Após você ganhar controle sobre um setor, ele fica protegido contra ataques por um período de tempo, até o fim do "dia", o qual é indicado pela contagem regressiva na parte superior esquerda do mapa das províncias. Quando a contagem chegar a zero, o dia termina e os pontos são calculados para o dia anterior e a proteção é levantada. É de seu interesse manter-se em um setor até que a contagem termine!

countdown.png


Defendendo um setor

Todos os dias, quando a contagem regressiva termina os pontos são calculados para o dia anterior. Você precisa estar se mantendo em um setor quando a contagem termina, para que ele seja contado. Logo, é do seu interesse manter-se em um setor pelo máximo de tempo que você puder, ou pelo menos até que a contagem chegue a zero.

Ao conquistar um setor você começa com apenas um exército de defesa (o qual foi previamente seu exército de cerco). Você pode colocar até sete exércitos adicionais nos slots, fazendo um total de oito. Mas você precisa pagar mercadorias para desbloquear cada slot de exército e o custo aumenta a cada desbloqueio. Tal como os exércitos de cerco, as unidades colocadas nos exércitos de defesa pertencem a sua guilda e não podem ser pegas de volta. Conforme o custo aumenta, uma única pessoa pode não ser mais capaz de bancar o desbloqueio dos slots e por isso contribuições de mercadorias para o desbloqueio são colocadas no tesouro da guilda, que as guarda até que se possa usá-las.

Sob cerco

Quando um dos seus setores está sob o cerco de um inimigo, esse setor não irá produzir poder. A maioria das ações também será bloqueada (colocar um exército de defesa, reposicionar o QG ou conceder liberdade). Logo, é do interesse da sua guilda destruir quaisquer exércitos que estiverem cercando seus setores.

Suporte militar

Todas as guildas têm um "suporte militar", o qual dá bônus no combate GvG. O suporte militar de uma guilda é calculado a partir do nível da guilda e de certos edifícios que os seus membros têm. Ele dá um percentual de bônus ao ataque e à defesa de todas as unidades dessa guilda em um setor.

O suporte militar é distribuído entre os setores controlados pela guilda, com o QG da guilda recebendo primeiro, depois os setores adjacentes e por fim os setores mais distantes.

Você pode ver o bônus de suporte passando o ponteiro do mouse sobre um exército. Os exércitos de defesa e os de cerco podem ter bônus se estiverem dentro do raio de alcance. O suporte militar de uma guilda é calculado todos os dias após término da contagem regressiva.

oR59ygD.png


DICA: O Quartel General da sua guilda tem um bônus de suporte máximo de 75%, enquanto setores adjacentes a ele podem atingir no máximo 50% de bônus, reduzindo conforme você se afasta do seu QG.

Cálculo diário

O cálculo diário ocorre todos os dias em um determinado horário. Você pode ver a contagem regressiva no seu mapa de província GvG e saber quanto tempo falta para o cálculo iniciar. Durante o cálculo, ocorrem os seguintes passos:

  1. Cálculo do nível da guilda.
  2. Cálculo do ranking da guilda.
  3. Suporte militar/Cálculo do bônus de suporte
  4. Poder é creditado
  5. Proteção contra ataque é levantada
  6. Se você reposicionou seu QG no dia anterior, a opção para reposicionar é zerada e você passa a poder movê-lo novamente.
 
Editado por um moderador:

DeletedUser10946

Guest
Níveis da guilda

Incrementar o nível da sua guilda irá melhorar o seu ranking e proporcionar bônus a todos os seus membros. Algumas bonificações irão ajudar sua guilda nos mapas da GvG, mas também há bonificações individuais a serem ganhar.

Você pode ver informações sobre o nível da sua guilda, e requisitos para todos os níveis, na janela de nível da guilda, a qual pode ser acessada través do ícone de menu da guilda.

Para ver recompensas e requisitos, você pode percorrer os níveis utilizando as setas na parte inferior da janela.

YA1OJEa.png


Como incrementar o nível da sua guilda?

Para incrementar o nível da sua guilda você precisa coletar poder. Você ganha poder adquirindo territórios e mantendo-se neles. Cada setor que você controla fornece poder e, ao fim de cada dia, os pontos de poder da sua guilda são calculados e adicionados ao total da sua guilda, o que contribui para o aumento de nível.

Bonificações da guilda

Conforme você incrementa o nível da sua guilda, as seguintes bonificações também irão aumentar:

Bônus de prestigio

Adiciona prestígio à classificação diária de prestígio da guilda.

Bônus de suporte militar

Adiciona suporte militar (bônus de ataque/defesa na GvG).

Bonificações dos jogadores

Alguns níveis também irão proporcionar um bônus individual para os membros da guida:

Impulso de recrutamento

Reduz o tempo necessário para recrutar unidades (os novos tempos são mostrados na janela de recrutamento), bem como o tempo necessário para curar unidades feridas.

Impulso de pesquisa

Fornece pontos de forja adicionais por dia em sua prefeitura.

Desconto na construção

Reduz o custo de moedas e suprimentos de todos os edifícios por um percentual (o custo original é mostrado na árvore de pesquisas e o custo reduzido é mostrado no menu do edifício).

Classificação das guildas

Existem duas classificações na GvG: classificação de guilda e classificação de mapa.

A classificação da guilda é global e determinada pela quantidade de pontos de prestígio que uma guilda tem, o que a sua guilda pode ganhar a partir das bonificações de nível obtidas ao incrementar o nível.

As províncias também têm a sua própria classificação de mapa, a qual é ordenada pelo poder que as guildas obtiveram no mapa daquela província. Chegar ao topo da classificação não irá apenas incrementar a fama e a notoriedade da sua guilda, mas também irá proporcionar determinados benefícios.

Todos os dias, após as novas classificações de mapa terem sido calculadas, um bônus de poder será dado às três primeiras guildas. O bônus será:

1º lugar - 15%
2º lugar - 10%
3º lugar - 5%
 
Editado por um moderador:

DeletedUser10946

Guest
Direitos na guilda e tesouro da guilda

Direitos na guilda

Nem todas as ações GvG estarão disponíveis para todos os jogadores. As seguintes ações requerem que o membro da guilda tenha o direito de "membro de confiança":

  • Desbloquear um slot de exército de defesa
  • Eliminar qualquer exército
  • Colocar um exército de cerco
  • Conceder liberdade (você só pode fazer isso 4 vezes por dia)
  • Reposicionar o QG


Tesouro da guilda

Conforme sua guilda conquista e expande seu território, aumenta o custo de mercadorias para slots de cerco e de exército defensivo. Pode ser necessário que toda a sua guilda contribua com mercadorias para custear os esforços com a GvG e é aqui que entra o tesouro da guilda. Quando você tenta colocar um exército, primeiro aparece a janela de desbloqueio, na qual você pode contribuir para o Tesouro da Guilda.

Na imagem abaixo, são necessárias 30 jóias e abaixo do requisito você pode ver que elas já estão disponíveis no tesouro da sua guilda. Também é necessário ferro, tecido, ébano e calcário, os quais a guilda precisa reunir e pagar, afim de desbloquear este slot. Os botões ao lado das mercadorias requeridas mostram o que você pode contribuir como jogador: neste caso, 10 ferro ou Diamantes para comprar as mercadorias para a sua guilda.

O slot poderá ser desbloqueado somente quando todas as mercadorias necessárias estiverem disponíveis.

rasMj8q.png


Os membros da Guild poderão também doar mercadorias diretamente no "Tesouro da Guild".

c0GqudX.png


Bastando que clique no menu, "Sua Guilda".

Sfct5At.png


Após escolher a mercadoria e a quantidade a ser doada basta clicar em "Doar".

DICA: Conceder liberdade a um setor que a sua guilda não deseja mais também irá resultar em mercadorias creditadas ao tesouro da guilda.
 
Editado por um moderador:

DeletedUser10946

Guest
Termos da GvG (Glossário)


Proteção contra ataques - Após ser conquistado, um setor não pode ser atacado até o próximo cálculo diário. Além disso, a menos que seja um QG, este setor não conta para a colocação de exércitos de cerco e ataques até o próximo cálculo diário.

Poder médio - O poder médio de um setor na provincia.

Cercado, sob cerco - Um setor que contém um exército de cerco. Setores cercados não produzem poder e a maioria das ações estão bloqueadas (como colocar um exército de defesa, reposicionar o QG ou conceder liberdade).

Desconto de construção - De acordo com o nível da guilda, todos os membros ganham um desconto nos custos de moedas e suprimentos de seus edifícios.

Coordenadas - Um identificador exclusivo para cada setor no mapa da província.

Exército de defesa - Um setor pode conter até 8 exércitos defensores. Se o setor é atacado, cada um desses exércitos precisa ser derrotado 10 vezes.

Conceder liberdade - Quando uma guilda "concede liberdade" a um de seus setores, ele e todos os exércitos defensores dele se tornarão controlados por um NPC novamente. A guilda ganhará algumas mercadorias por fazer isso.

Mapa do continente de guilda - O mapa no qual as províncias estão localizadas. Entrar na GvG vai levar você até ele.

Nível da guilda - O poder acumulado dos mapas irá contribuír para o nível da guilda. Sempre que for reunida uma quantidade de pontos suficiente, a guilda sobe de nível e desbloqueia bonificações para os seus membros.

Ranking de guildas - Um ranking que mostra todas as guildas classificadas por seu prestígio.

Tesouro da guilda - O tesouro da guilda guarda mercadorias doadas pelos jogadores e detém certos eventos/ações. O tesouro é usado para pagar mercadorias destinadas a desbloquear slots ou colocar exércitos de cerco.

Guilda versus Guilda - O nome oficial do recurso é Guilda versus Guilda.

Área da guilda - Os setores controlados por uma guilda em uma província.

GvG / GVG - Abreviação para "Guilda versus Guilda".

Quartel-General - O primeiro setor que a guilda conquista no mapa será a sua sede. A sede pode ser movida para outros setores. É importante para a distribuição das bonificações de apoio. Além disso, a partir da sede sempre podem ser colocados exércitos de cerco (não há proteção de 24 horas).

QG - Abreviação de Quartel-General.

Zona de partida - Uma área de setores definida em cada província, onde novas guildas entrando no mapa podem começar e colocar seu exército de cerco inicial.

Ranking de mapa - Toda província tem um ranking de mapa que mostra as guildas classificadas de acordo com o seu poder diário.

NPC - "Non-playing character" - se um setor não é controlado por uma guilda, ele então é controlado por um NPC.

Proprietário - O nome de quem detém o setor, seja uma guilda ou um NPC.

NPC pacífico - NPCs pacíficos são usados na zona de partida. Eles não irão atacar os setores da guilda durante o cálculo diário.

Poder - Um setor produz poder durante o cálculo diário para a guilda que o detém.

Prestígio - O prestígio é calculado a partir do nível de uma guilda e do poder diário. É usado para o ranking global das guildas.

Bônus de prestígio - Conforme o nível da guilda, ela irá receber uma certa quantidade de prestígio todos os dias.

Província - O mapa de continente da guilda contém as províncias em que a guildas irão lutar. Há uma província para cada Era, ou seja, apenas unidades e mercadorias dessa Era são usadas.

Era da Província - A Era de uma província, de acordo com as eras normais no jogo. Em uma província, apenas mercadorias e uniades da Era da província podem ser usadas.

Impulso de recrutamento - Conforme o nível da guilda, os tempos de recrutamento e de cura das unidades são reduzidos para todos os membros da guilda.

Reposicionar Quartel-General - Uma guilda pode reposicionar seu Quartel-General; efetivamente, o QG pode ser colocado em outro setor do seu território, desde que nenhum dos dois setores esteja sob cerco.

Impulso de pesquisa - Conforme o nível da guilda, todos os seus membros recebem Pontos de Forja adicionais.

Setor - Cada província tem um grande número de setores. As guildas batalham pelo controle desses setores. Um setor proporciona poder.

Exército de cerco - Um membro de uma guilda precisa colocar um exército de cerco em um setor inimigo primeiro. Colocar um exército de cerco requer mercadorias. Apenas após colocar o exército de cerco é que os exércitos de defesa desse setor podem ser atacados pelos membros da guilda. Note que um exército de cerco por si só não ataca, mas pode ser atacado e derrotado.

Bônus de apoio - Todos os exércitos de defesa no setor de uma guilda ou um exército de cerco podem ganhar um impulso, o qual é chamado "bônus de apoio". Ele é calculado a partir do suporte militar, do fator de apoio e da distância ao Quartel-General.

Fator de apoio - Um fator único para cada província; suporte militar / fator de apoio = bônus total de apoio da província.

Suporte militar - Todos os membros da guilda contribuem com certos edifícios para o suporte militar da guilda. O suporte militar e o fator de apoio de uma província definem o bônus total de apoio para a guilda naquela província.

Bônus de suporte militar - Conforme o nível da guilda, seu suporte militar é incrementado.

Desbloqueio -Abrir outro slot para um exército de defesa (até 8 no total). Esta ação requer mercadorias.

Slot desbloqueado - Um slot que foi desbloqueado e pode receber um exército defensor.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Topo