Discussão Por que é tão difícil?

  • Iniciar tópico DeletedUser33858
  • Data de início

DeletedUser33858

Guest
Isso vai parecer mais um desabafo mas: porque é tão difícil ensinar jogadores novos a jogarem o FoE? Eu nunca vi tamanha teimosia em outros jogos. Nunca encontrei essa dificuldade em outros jogos em que eu conheço do jogo, mas aqui é diferente; é um sacrifício ensinar os novos jogadores.

Estou tentando a semanas a ensinar o pessoal novo da Guilda como funciona uma aba de troca de pontos forge, a lutar na Expedição, quais GEs construir e os que jamais se deve ter na cidade, mas parece que estou falando com as paredes.

Repito: é só no FoE que eu passei por isso não sei por quê.
 

NEAR

Supervisor
Membro da equipe
Isso vai parecer mais um desabafo mas: porque é tão difícil ensinar jogadores novos a jogarem o FoE? Eu nunca vi tamanha teimosia em outros jogos. Nunca encontrei essa dificuldade em outros jogos em que eu conheço do jogo, mas aqui é diferente; é um sacrifício ensinar os novos jogadores.

Estou tentando a semanas a ensinar o pessoal novo da Guilda como funciona uma aba de troca de pontos forge, a lutar na Expedição, quais GEs construir e os que jamais se deve ter na cidade, mas parece que estou falando com as paredes.

Repito: é só no FoE que eu passei por isso não sei por quê.
Essa é uma questão muito relativa... primeiro existem pessoas e pessoas, já acompanhei várias pessoas que aprenderam e se desenvolveram muito rápido no jogo e outras que levaram meses ou anos para entender o básico. Pode não parecer para alguns, principalmente os mais experientes com anos de jogo... contudo de maneira geral o Forge of Empires é de fato um jogo bem completo e por vezes complexo.

Na minha opinião, talvez um dos principais motivos pelo qual isso ocorre pode estar relacionado ao público do jogo, o qual na grande maioria é composto por pessoas mais velhas (+25 anos) onde decai sobre o fato de que é muito mais fácil ensinar algo para pessoas mais jovens (crianças/adolescentes) do que para pessoas com mais idade (Claro que existem exceções).
 

DeletedUser33858

Guest
Essa é uma questão muito relativa... primeiro existem pessoas e pessoas, já acompanhei várias pessoas que aprenderam e se desenvolveram muito rápido no jogo e outras que levaram meses ou anos para entender o básico. Pode não parecer para alguns, principalmente os mais experientes com anos de jogo... contudo de maneira geral o Forge of Empires é de fato um jogo bem completo e por vezes complexo.

Na minha opinião, talvez um dos principais motivos pelo qual isso ocorre pode estar relacionado ao público do jogo, o qual na grande maioria é composto por pessoas mais velhas (+25 anos) onde decai sobre o fato de que é muito mais fácil ensinar algo para pessoas mais jovens (crianças/adolescentes) do que para pessoas com mais idade (Claro que existem exceções).

Voce não está errado, mas é muito difícil achar um jogador novo que aprenda rápido. O que me deixa frustrado é falar, falar e falar e a maioria não dar atenção. :/
 
Acho que o principal fator ai é que a maioria dos jogadores novos não são jogadores assíduos no jogo. Muitos não tem tempo e por isso quando você fala alguma coisa pra eles em 2 ou 3 dias acabam esquecendo. Pelo menos isso que eu vi por experiência própria. O pessoal que eu ensinei a jogar aprende, mas pela falta de compromisso no jogo esquece do que aprendeu.
 

Jhonny Otopatama

Well-Known Member
É uma discussão interessante. Já conheci os dois extremos: jogadores que ensinei a mesma coisa várias e várias vezes até entenderem mais ou menos (ou só aceitarem, ou me ignoraram e não aprenderam), e jogadores que falei onde achar informação (wiki/forum/youtube, com links) e tirei poucas dúvidas e já jogam o melhor do jogo. Como disse o @NEAR , existem pessoas e pessoas, cada um é cada um.

Um ponto interessante que não foi tocado é que isso não é só com jogadores novos no jogo. Tem muito jogador que joga a anos e não sabe o que é bônus 90 por exemplo. Tem jogador no Oceânico que não tem Arco no chão.

Bons jogadores (assíduos como o @CoronelTroiano disse), independente do progresso no jogo vão aprender a jogar rápido e crescer rápido. Os eventos nunca deram prêmios tão bons, quem tem compromisso com o jogo e ajuda de uma boa guilda cresce num ritmo alarmante.

é um sacrifício ensinar os novos jogadores.

Estou tentando a semanas a ensinar o pessoal novo da Guilda como funciona uma aba de troca de pontos forge
Por favor não ensine novos jogadores a usarem abas de troca de PF, isso é uma perda de tempo comparando com a evolução de abas de bônus 90%
Veja a explicação do @NEAR sobre bônus e pode repassar pra sua guilda, é um ótimo tutorial: link
 

Jhonny Otopatama

Well-Known Member
Essa é uma questão muito relativa... primeiro existem pessoas e pessoas, já acompanhei várias pessoas que aprenderam e se desenvolveram muito rápido no jogo e outras que levaram meses ou anos para entender o básico. Pode não parecer para alguns, principalmente os mais experientes com anos de jogo... contudo de maneira geral o Forge of Empires é de fato um jogo bem completo e por vezes complexo.

Na minha opinião, talvez um dos principais motivos pelo qual isso ocorre pode estar relacionado ao público do jogo, o qual na grande maioria é composto por pessoas mais velhas (+25 anos) onde decai sobre o fato de que é muito mais fácil ensinar algo para pessoas mais jovens (crianças/adolescentes) do que para pessoas com mais idade (Claro que existem exceções).
Indo um pouco mais fundo nessa questão do público-alvo do jogo...
Em outros jogos (principalmente MMORPGs ou FPSs), o objetivo primário é a competição e naturalmente o público desses jogos busca se aperfeiçoar nesses quesitos competitivos, assim como no "avançado" do FOE é quando o jogador já tem GEs altos, muitas tropas e começa a lutar muito no CB e GvG. Porém, grande parte do público do forge só quer fazer sua cidade e crescer em paz, como se fosse uma fazenda feliz. É um modo de jogar mais popular do que alguns imaginam
 

SunriseSarah

New Member
acho que o FoE é um jogo de um nicho específico, e muitas pessoas se enganam pensando que qualquer pessoa que goste de jogos irá gostar dele também. Eu já ouvi muitas reclamações de pessoas iniciantes sobre "demora muito pra evoluir", "precisa esperar a barra de pontos forges", "precisa esperar muito tempo para recolher mercadorias", são pessoas que estão acostumadas a sentar pra jogar um jogo e ficar jogando ele por muito tempo e com isso ver a evolução. Aqui é preciso paciência e estratégia, a mesma necessária pra jogar civilization, por exemplo. Quando não absorvem ou não ligam para as informações eu já sei que é uma pessoa que não vai jogar por muito tempo. E sobre esse estilo de jogo "fazendinha", isso é muito real. Eu vejo cidades muito aleatórias por aí que eu tenho certeza que só estão da forma que estão por um motivo meio "estético" que não acrescenta nada no jogo
 

NEAR

Supervisor
Membro da equipe
acho que o FoE é um jogo de um nicho específico, e muitas pessoas se enganam pensando que qualquer pessoa que goste de jogos irá gostar dele também. Eu já ouvi muitas reclamações de pessoas iniciantes sobre "demora muito pra evoluir", "precisa esperar a barra de pontos forges", "precisa esperar muito tempo para recolher mercadorias", são pessoas que estão acostumadas a sentar pra jogar um jogo e ficar jogando ele por muito tempo e com isso ver a evolução. Aqui é preciso paciência e estratégia, a mesma necessária pra jogar civilization, por exemplo. Quando não absorvem ou não ligam para as informações eu já sei que é uma pessoa que não vai jogar por muito tempo. E sobre esse estilo de jogo "fazendinha", isso é muito real. Eu vejo cidades muito aleatórias por aí que eu tenho certeza que só estão da forma que estão por um motivo meio "estético" que não acrescenta nada no jogo
De fato o Forge of Empires é um jogo de um nicho muito específico... outro ponto é que após o rompimento do limite da história do jogo o qual acompanhava a história real da humanidade, o FoE agora teoricamente se tornou um jogo eterno, sem fim delimitado. Com isso, além dos vários meses ou anos que leva para se chegar ao "topo" do jogo... também é necessário continuar jogando ativamente para se manter lá, analisando o jogo, mudando estratégias, etc.

Em resumo o jogo se tornou muito mais competitivo com o passar do tempo e várias pessoas não tem muito interesse em jogar nessa perspectiva... muitos preferem jogar como dizem "colheita feliz" no FoE apenas para se distrair e passar tempo... desestressar e não o contrário. Tendo isso em vista cabe a cada jogador e líderes de guildas saber identificar esses perfis de jogo para saber se vale ou não a pena investir tempo num determinado jogador.
 
Oque eu vejo muito também é pessoas sem paciência para explicar a mecânica do jogo e dar um direcionamento de como por exemplo arrumar cidade, se é bom construir certo edifício ou não, como avançar com qualidade no mapa da campanha etc... No FoE algo essencial que vc precisa é de amizades para evoluir no jogo, mesmo vc sendo um jogador iniciante se algum grupo te acolher e te ajudar muito em questão de mercadorias e up de ge´s enquanto a pessoa aprende a mecânica mesmo que lentamente estimula muito mais o player a ficar no jogo.
Isso foi algo que observei com muitos jogadores e aconteceu comigo, eu criei uma conta no FoE em 2013 e tentei ir jogando, entrei em uma guilda mais ninguém me ajudava ai eu desisti do jogo, voltei em 2014 onde encontrei varias pessoas no chat ajudando e consegui ir evoluindo no jogo.
Sobre a questão do nicho é verdade, é bem especifico, o publico em geral do FoE deve ter mais de 25 anos pelo que notei dos jogadores que conheço pelos mundos, quando eu voltei a jogar em 2014 eu tinha 12 anos ia fazer 13 alguns meses depois, até hoje só encontrei 3 pessoas que tenham minha idade ou muito próximo ( e só 1 dessas pessoas joga ainda kkkk).
 
Topo