Discussão Minha avaliação sobre o CB

E você, compartilha desta opinião, discorda, sugeriria algum recurso novo?

  • Sim

  • Não

  • Tenho sugestões de melhoria.


Só será possível ver o resultado após a sua votação.

Arcee1

Member
Deixo aqui algumas considerações referentes as minhas impressões quanto a ferramenta CAMPOS DE BATALHA

Após esses meses de funcionamento e atividade no CB percebi que a INNO atualmente vem priorizando totalmente o CB, uma vez que hoje valoriza a permanência dos usuários dentro do jogo. O que em minha opinião tem seus lados positivos e negativos.

Achei o CB uma ferramenta sensacional, porém mal planejada, e mal estruturada.

Infelizmente, mesmo com o fato da INNO valorizar demais a ferramenta CB, não definiram uma forma de pontuar as guildas de modo a permitir a disputa na classificação de guildas, como é feito no GvG. O que não acho inteligente por parte da Inno, pelo fato da GVG não estar disponível para a versão mobile, e grande parte dos jogadores não participam da mesma.

A alternância de posições na classificação das guildas estimula os players a se doarem um pouco mais para conquistarem uma posição melhor no Ranking, mesmo que durante 1 único dia. Desta forma a pontuação que define tal classificação, não deveria derivar apenas da GvG, acredito ser uma extrema falta de respeito com aqueles que não tem opção de jogar no desktop para participar da GvG. E aidna sobre pontuação para a classificação das guildas deveria haver equivalência de pontuação também nas expedições.

Outro ponto relevante sobre o CB, é justamente a disparidade que existe na disputa, e que futuramente vai gerar um desequilíbrio enorme no jogo, pois devido a divisão de jogadores entre os vários servidores, em todos estes servidores temos duas ou três guildas apenas que funcionam bem e realmente conseguem disputar algo. Infelizmente essas guildas fazem joguinho/combinação entre si, fato este que vem ocorrendo em Cigard onde 2 guildas que antes eram inimigas declaradas, hoje se uniram no CB, para dominarem e se manterem sempre em primeiro e segundo. Essa combinação prejudica não apenas minha guilda que não é uma das mais volumosas em quantidade de membros.
Atualmente minha guilda vem disputando um CB na liga Platina e um na Diamante, pois devido a combinação dessas duas guildas, quando jogamos na diamante, o objetivo das duas é fazer ficarmos em últimos para cairmos, independente das demais guildas que estão na diamante naquele momento. Com essa falta de disputa consequentemente, haverá um desequilíbrio vez que com o grande volume de lutas que conseguem fazer até mesmo pela quantidade de membros, estes players irão encher suas cidades de estátuas de honra, que só fortaleceram cada vez mais essas guildas que já dominam, além proporcionar uma evolução muito superior para seus membros que conseguem mais recompensas como por exemplo os 10pf(sempre), frente aos 7, ou 5 de ligas inferiores.

Quanto a disparidade da disputa, não venham me falar para migrar para uma dessas guildas, não estou questionando o fato de minha guilda não ser uma dessas mais fortes, estou questionando é o desequilibrio que será causado se não houver um posicionamento/interferência da INNO, no tocante a mudar o CB. Hoje o fator determinante que permite uma guilda comandar o CB é o volume de players.

Como resolver?

Acho que para balancear essa situação, o ideal seria colocar a disputa da mesma forma que é feita a expedição, entre mundos distintos, distribuindo as guildas nas ligas pela quantidade de membros. Em minha opinião, essa seria a forma de resolver a questão do equilíbrio no CB.

Quanto ao oferecimento de informações e transparência, achei a ferramenta horrível. No mundo digital, informação vale ouro.

Infelizmente a INNO não valoriza a transparência. Fato percebido em qualquer parte do jogo, desde o suporte, que não retorna respostas sobre denúncias, até nas ferramentas do jogo como um todo.
Acredito que como tudo na vida, o CB deveria oferecer maiores informações sobre o desenvolvimento como por exemplo:
Quem está atacando naquele momento; (Na própria janela de eventos)
Quem atacou em determinado setor; (Ao clicar no setor, exibir janela com o nome os jogadores que fizeram ataque ali, e quantos fizeram)
Quem virou determinado setor; (Na própria janela de eventos [Nome do jogador, setor conquistado, horário])
Quem abriu bandeiras; (Na própria janela de eventos [Nome, Abertura de setor X, horário]
Quem está online no jogo em tempo real; (Uma simples bolinha verde no avatar de quem está online)

Isso são apenas informações, registros de texto, a falta delas na ferramenta é por mera desídia da INNO, haja visto estes recursos não sobrecarregarem o servidor.

Mais uma consideração é a falta da possibilidade de segurar o ataque das guildas, por exemplo:
A guilda XYZ é dona do território B1 Ofrus, e a guilda KWJ começa a lutar em B1 Ofrus para tomar esta província, poderia então habilitar um botão de defesa(no lugar do botão atacar) para guilda XYZ no setor B1 Ofrus, e a cada Defesa (derrotar 1 exército ou fazer uma negociação), derrubaria um ponto conquistado pela guilda KWJ, e aumentaria1 atrito para o player que fez a defesa.

Sobre os edifícios construídos em cada setor, uma vez terem o custo muito elevado, poderiam ter partes do investimento retornado para a guilda que o construiu, no caso de essa guilda derrubá-lo antes de perder o território. E a guilda que conquistou tal território, se não herdar esse edifício, também deveria conseguir pegar parte dessas mercadorias, já que foi destruído em sua posse. Seria mais interessante, já que os custos para a construção são muito elevados.

Quanto as negociações, acho que deveria haver um melhor equilíbrio. Hoje existem setores que pedem de 4 a 6 tipos de mercadorias para uma negociação. Com 6 tipos diferente é muito difícil conseguir fechar uma negociação com apenas 3 jogadas, até porque não existe técnica que ajude a negociar, mas sim o fator sorte. Desta forma acredito que ficaria mais interessante requisitar sempre 4 ou 5 tipos, a menos que existisse a jogada extra para a negociação no CB, até porque com o atrito mais elevado, fica demasiadamente caro negociar. 6 tipos X 9 mercadorias, é sobrecarregar demais os gastos de cada jogador, isso porque ele pode errar umas 3 vezes até conseguir, e perderá 405 mercadorias.
Para solucionar este problema uma opção legal seria a devolução de 50% a 70% das mercadorias dadas quando forem para a pessoa errada.

E por ultimo, mas não menos importante, acho que seria muito legal a criação de mais ferramentas de controle para a liderança no CB, por exemplo a criação da ferramenta de bloqueio e alvo criados, foi excelente, mas setores com bloqueio, não deveriam permitir ataques, ou aberturas de bandeiras.
 

Jhonny Otopatama

Well-Known Member
Uau, que texto grande. Estou sendo sincero, precisamos de mais pessoas assim no fórum.

Eu adorei, mas deixa eu fazer observações em alguns pontos...

O CB influencia diretamente o ranking. Cada Ponto de Liga (PL) dá 18 de prestígio diário, com um máximo de 18.000 prestígio para as guildas que ficarem com 1.000 PL. Dito isto, o CB não influencia diretamente a disputa diária pro top 1 (pois existe um limite no prestígio ganho), mas com certeza é necessário estar bem posicionado no CB para estar entre os tops.
Eu concordo que seria muito bom alterar o sistema de PLs para permitir que o CB funcione como a GvG, porém, isso poderia fazer com que a GvG perdesse sua função por completo, visto que ela não dá prêmios e só serve pra ranking das guildas. É um tópico que deve ser pensado com cuidado.

Além disso, um ponto pouco discutido é que o sistema de ligas está quebrado. Se você olhar cada CB, metade das guildas ganha PLs e a outra metade perde PLs, então fica "tudo na mesma", não é mesmo? Não. Apesar de metade das guildas perderem PLs, e das guildas com 1.000 PLs não ganharem mais PL, todas as guildas ativas do jogo estão acumulando mais e mais PLs ao longo do tempo, e eventualmente todas as guildas ativas estarão nas ligas altas. Isso acontece pois ganhar PLs nas ligas baixas é extremamente fácil e de graça, basta conquistar 1 setor na liga de cobre/prata e sua guilda ganha 150 PLs no final do CB.
Nosso sistema de ligas foi inspirado no sistema de outros jogos, porém esqueceram completamente do sistema de temporadas, onde a cada temporada os PLs seriam zerados ou diminuídos para que não ocorresse esse problema de todos acumularem PLs infinitamente até chegar no limite. Inclusive, não era necessário um limite. Se os PLs fossem utilizados somente para classificar as guildas no CB e critério de seleção de combate, faria mais sentido deixar sem limite para que guildas poderosas fiquem se enfrentando sem que guildas pequenas que chegarem a 1.000 PL entrem no meio. Porém, como os PLs fornecem prestígio diário, foi necessário colocar um limite para prevenir que a GvG ficasse inútil. E isso causa os problemas que estamos discutindo.

Sobre o "joguinho" entre as melhores guildas do CB... em Fel nós chamamos isso de Nutella. Todas as guildas inteligentes combinam de trocar setores nutella entre si (setores com construções de reduzir atrito para que os jogadores possam lutar sem parar e ganhar os prêmios do CB). E isso não é limitado a Fel, jogadores do mundo todo reportaram a mesma coisa nos fóruns internacionais. Não faz sentido lutar quando vc pode se unir para ganhar maravilhosos prêmios de 10 PF, 50 mercas e 25 diamantes sem parar. Nesse quesito, creio que a Inno acertou em cheio. Ou talvez eles não chegaram a pensar que abusaríamos do sistema dessa forma... mas eles sabem que fazemos e não tiraram as construções ainda. Feliz CB nutella a todos que estiverem lendo!
Obs: como existe um limite de prestígio ganho pelo CB, não faz sentido lutar pelo top 1 com o CB, por isso o CB nutella faz mais sucesso ainda. Amém.

Sobre a transparência de informações: existem meios de pegar os "vira-setor" no flagra. tirar prints da pontuação de vez em quando por exemplo.
Infelizmente já houveram inúmeras sugestões pra inno sobre mostrar quem abriu/conquistou setores igual na GvG porém não fizeram nada a respeito ainda.

Sobre ter um ícone pra ver se o jogador está online ou não, isso é um absurdo. Total invasão de privacidade. Não vamos misturar isso e CB por favor rs

Sobre a falta de defesa nos setores. Isso é tanto uma maldição quanto uma benção. É realmente ruim não ter o que fazer enquanto observa o inimigo conquistar seu querido setor sem dificuldades. Porém, isso permite que guildas menores enfrentem guildas maiores que de outra forma seria uma competição impossível. Eu por exemplo faço parte de uma guilda que tem de 5 a 15 jogadores online a qualquer momento do dia (inclusive de madrugada, sempre acordam pra pegar os setores nutella). Se houvesse uma forma de defender os setores no CB, qualquer guilda como a nossa seria invencível. Com um jeito de defender setores, a diferença de poder entre as guildas seria ainda mais clara, pior que na GvG.

Na parte dos custos do edifício serem devolvidos, concordo plenamente e faz todo sentido, principalmente se vc mesmos excluir o edifício, ao invés dele ser pego por outra guilda.

Concordo que negociações de 6 mercadorias são difíceis e seria interessante não ter negociações tão difíceis no CB.
Porém, negociações não são só sorte. É um mini-jogo com algumas técnicas e formas de otimizar seus resultados.
Concordo que é um gasto enorme de mercadorias, porém, como vc ganha pontos a cada mercadoria gasta (e nas últimas eras é incrivelmente fácil produzir mercadorias), não creio que seja necessário devolvê-las. Na verdade, poderia ser injusto com quem luta, pois negociar dá 2 avanços e isso permitiria negociar mais vezes.
Dica: ao invés de negociar após acabar seu atrito, faça o contrário: gaste seu atrito negociando. Viva a perspectiva de um negociador. Realmente é um gasto absurdo de mercas, é necessário pensar bem mais do que lutar, gasta mais tempo e não ganha tantos pontos, mas dá pra pegar os setores subindo bem pouco atrito. Uma das melhores estratégias de início de CB é inclusive negociar nos primeiros atritos e só depois começar a lutar, para maximizar seus avanços.

E por ultimo, mas não menos importante, acho que seria muito legal a criação de mais ferramentas de controle para a liderança no CB, por exemplo a criação da ferramenta de bloqueio e alvo criados, foi excelente, mas setores com bloqueio, não deveriam permitir ataques, ou aberturas de bandeiras.
Essa única frase "setores com bloqueio não deveriam permitir ataques" pouparia tanta dor de cabeça... ajudaria os esquemas da liderança e por consequência faria os jogadores gostarem bem mais do CB.
 
Topo